Plano de saúde é multado em mais de R$ 225 mil por omissão e demora no atendimento à idosa que morreu em Teresina
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Imagem ilustrativa de home care
Reprodução/ RBS TV
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Ministério Público do Piauí (MP-PI) multou a Unimed Teresina em R$ 225.050,00 por falhas na prestação de serviços essenciais de saúde. O g1 aguarda o posicionamento do plano de saúde.
A investigação foi iniciada após familiares denunciarem omissão e atrasos no atendimento a uma idosa acamada de 83 anos, que morreu em 13 de março de 2025.
Consta na denúncia que a idosa, por estar acamada, sofria com úlceras graves na pele. A família denuncia que solicitou em fevereiro de 2025 um profissional de enfermagem ou estomaterapeuta para realizar curativos diários na senhora, mas que a avaliação domiciliar da Unimed só foi feita após mais de dez dias, em 12 de março, dia anterior a morte da idosa.
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Em defesa, a Unimed argumentou que a idosa já era atendida por uma equipe de assistência multiprofissional domiciliar e que haviam recomendado a internação hospitalar da idosa no dia 12. O Procon, no entanto, entendeu que houve infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), nos seguintes fundamentos:
Demora injustificada e omissão;
Violação da boa-fé e da confiança;
Interpretação abusiva do contrato;
Falha grave no atendimento.
Após a apuração, o Procon determinou que a Unimed fosse multada em R$ 225.050,00, com redução de 50% se paga antes do prazo recursal.
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